A TV estatal chinesa diz que o acordo foi firmado com os EUA para não impor nenhuma tarifa adicional após 1º de janeiro e que as negociações continuarão.
O anúncio foi feito depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniu-se com o presidente da China, Xi Jinping, pela primeira vez desde o início da guerra comercial neste ano.
Tanto um conselheiro de Trump quanto a mídia chinesa disseram anteriormente que as negociações depois da reunião do G20 em Buenos Aires foram bem-sucedidas.
Na cúpula de sábado, os líderes do G20 concordaram com uma declaração conjunta.
O documento aponta divisões sobre o comércio, mas não critica a atividade protecionista.
O que foi supostamente acordado?
Não houve confirmação imediata dos EUA sobre o resultado das negociações, mas a TV estatal chinesa disse: “Nenhuma tarifa adicional será imposta após 1º de janeiro, e as negociações entre os dois lados continuarão”.
Durante o jantar de trabalho, o líder chinês disse que a cooperação era a melhor escolha para suas nações, informou a agência de notícias estatal Xinhua.
Trump disse anteriormente que a dupla compartilha um relacionamento “muito especial”. “Acho que esse será um motivo muito primordial para que provavelmente consigamos algo bom para a China e bom para os Estados Unidos.”