Grupos do Facebook atingem a maturidade. Agora será possível ganhar dinheiro com eles com as novas ferramentas de assinatura.
No mundo digital, há uma linha às vezes difusa que separa o hobby do trabalho. Dedicar muito tempo a uma atividade é algo que pode ser feito por prazer, sem esperar uma recompensa econômica.
Mas, às vezes, essas atividades requerem uma dedicação tão alta que conseguir algum dinheiro é a chave entre continuar ou abandoná-lo.
O Facebook sabe disso e tem escutado os criadores dos Grupos do Facebook, uma das seções da rede social que têm menos publicidade e que têm mais impacto nas diferentes comunidades onde são utilizados.
Assinaturas chegam a grupos no Facebook
A empresa anunciou que a partir de agora os grupos podem ser pagos, exigindo uma assinatura mensal de seus membros para fazer parte deles.
A ideia é semelhante à que vemos no Twitch com os jogadores, dando apoio financeiro àqueles que gastam muito tempo em uma atividade. Nesse caso, os administradores seriam os beneficiários desses lucros.
A nova ferramenta permitirá criar um canal paralelo aos grupos atuais, mas apenas para membros pagos, podendo diferenciar o conteúdo oferecido em ambos os lados.
No momento, as assinaturas estão em fase de testes com alguns grupos selecionados e, como o Facebook termina de modelar qual é o método mais adequado para finalmente projetar essa opção, ela atingirá o restante dos usuários.
Monetização sem publicidade
É claro que o que o Facebook pretende é apoiar os criadores de conteúdo que estão em sua plataforma. Não está claro se parte dessa receita será para a empresa, como acontece no YouTube ou no Spotify, por exemplo.
Também será necessário estudar a resposta dos usuários à idéia de pagar mensalmente para participar de um grupo na rede social Facebook.
Você gostou dessa ferramenta? Deixe sua opinião!
Fontes: newsroom.fb/elandroidlibre
Tradução: Lorenzo B. para LolGamesUP